
O efeito da Acupuntura é imediato?
Cada vez mais, o uso de acupuntura é recomendado em casos de emergência, principalmente em casos de dores músculo-tendíneas, como as que ocorrem em esportistas. Equipes européias e asiáticas, de várias modalidades esportivas, contam com o apoio de acupunturistas durante as competições.
A Acupuntura é um tratamento complementar?
Atualmente os tratamentos em qualquer área tendem a ser multidisciplinares, ou seja, complementares. Nesse contexto, a acupuntura tem sua importância reconhecida. Exemplos:
Pacientes com torcicolo ou dor muscular podem ser tratados somente por acupuntura com resultados satisfatórios;
Cerca de 70% dos pacientes acometidos de fibromialgia, ou seja, dores crônicas generalizadas, melhoram significativamente com acupuntura. Os demais (30%) devem complementar o tratamento com medicamentos e apoio de profissionais da Saúde Mental e da Medicina Física. O condicionamento físico é obrigatório para todos os pacientes com fibromialgia;
Em casos de artrite reumatóide ou de lupus eritematoso sistêmico, a acupuntura não substitui o tratamento medicamentoso, mas o complementa.
Acupuntura dói?
A introdução das agulhas, em geral, não provoca dor. Pode no máximo gerar uma sensação muito leve de picada. Contudo, o “efeito acupuntura” depende da profundidade e manipulação do agulhamento de forma adequada, o que pode provocar algumas sensações como “peso”, “distensão”, ou uma leve sensação de “choque”, que podem indicar o efeito terapêutico alcançado.
As agulhas de acupuntura contêm medicamentos?

Em que casos a Acupuntura deve ser considerada a primeira opção de tratamento?
Quando o paciente é alérgico ou sofre efeitos colaterais graves decorrentes do uso de medicamentos, em casos de insuficiência de função do fígado ou dos rins, pacientes com histórico de sangramento gástrico ao tomar analgésico e/ou antiinflamatório ou idosos que necessitam tomar muitos remédios. Pacientes hipertensos ou diabéticos que pioram com o uso de analgésico ou antiinflamatório.
A Acupuntura não tem contra-indicações?
Qualquer indivíduo, em qualquer idade, pode ser tratado com acupuntura, exceto os pacientes com infecções generalizadas da pele. A acupuntura é uma técnica invasiva que exige conhecimentos sobre anti-sepsia, anatomia e fisiologia humanas, fundamentais para evitar acidentes e complicações que eventualmente possam ocorrer, tais como inoculação de microorganismos no corpo humano ou dano a alguma estrutura nobre, como fígado, rim ou pulmão, com seqüelas imprevisíveis. Mas esse tipo de risco é extremamente baixo.
A Acupuntura faz emagrecer?

Em nossa clínica, além do tratamento clínico para diversos problemas de saúde, disponibilizamos também um programa especial para emgrecimento que utiliza os benefícios da acupuntura! Marque uma avaliação gratuita e converse com nossa fisioterapeuta especialista em acupuntura!
Será uma grande alegria fazer parte de sua vida!
3964-8545