Clínica Silhouette - Mais que beleza, bem-estar!

É com muita alegria que recebemos sua visita virtual!
Cada cliente é também um amigo que todos nós, da equipe Silhouette, temos o prazer de conhecer e conquistar com nosso carinho e a garantia de um serviço de qualidade ímpar.
Junte-se a nós!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

CARBOXITERAPIA?!? O QUE É ISSO?



Muitas de nossas clientes procuram tirar suas dúvidas em conversas rápidas na recepção ou durante os atendimentos, mas é sempre unânime a inquietação e a curiosidade sobre os efeitos, indicações e dificuldades do tratamento com carboxiterapia. Se você também faz parte deste grupo, aproveite nossa matéria e deixe seu comentário!

A Carboxiterapia constitui-se em uma técnica que utiliza o gás carbônico medicinal (Dióxido de Carbono ou CO2) injetado no tecido subcutâneo, estimulando assim efeitos fisiológicos como melhora da circulação e oxigenação tecidual. Recentemente introduzida na área da estética, esta técnica foi aplicada inicialmente na década de 30, na França, por meio do uso terapêutico do anidro carbônico (gás carbônico ou CO2) através de banhos secos ou imersão em água carbonada para o tratamento de arteriopatias periféricas.

O CO2 é um gás inodoro, incolor, e atóxico. É o produto endógeno natural do metabolismo das reações oxidativas celulares, produzido no organismo diariamente em grandes quantidades e eliminado pelos pulmões durante a respiração.

Atualmente, a carboxiterapia caracteriza-se num método de fácil execução e consiste na administração do CO2 pela via subcutânea diretamente nas áreas afetadas. Com o desenvolvimento de um equipamento capaz de controlar o fluxo injetado por minuto, e o volume total injetado, a técnica ganhou reconhecimento terapêutico nos países da Europa, principalmente Itália e França, onde é utilizada, inclusive, em Saúde Pública.

O CO2 utilizado é um gás atóxico, não embólico e comercializado como sendo um gás medicinal de altíssima pureza, tornando-se o mais utilizado em Medicina nas cirurgias de videolaparoscopias, histeroscopias e como contraste em arteriopatias e ventriculopatias. Possíveis efeitos colaterais limitam-se a dor durante o tratamento, sensação de crepitação no local da aplicação e pequenos hematomas decorrentes da punção.

Pesquisas como a publicada por Scorza e Borges (2008)* apontam a técnica de carboxiterapia como um recurso seguro, sem efeitos adversos ou complicações importantes, tanto locais, como sistêmicas, visto que o produto comumente utilizado (CO2) possui cerca de 99,9% de pureza, próprio para uso terapêutico. Na área da estética se destaca no tratamento da lipodistrofia ginóide, flacidez cutânea, adiposidades localizadas, estrias, rugas, cicatrizes inestéticas, além de ser um tratamento complementar à lipoaspiração.

Mas é preciso cautela! Por se tratar de um procedimento invasivo, há a necessidade de cuidados com a higiene e qualidade dos utensílios utilizados (que devem ser descartados após o atendimento de cada paciente – gazes, agulhas, luvas, etc) além, é claro, da qualificação do profissional que irá prestar o atendimento.


Que tal aproveitar estes benefícios?
Procure uma clínica de sua confiança, faça uma avaliação prévia e aproveite os excelentes resultados!
Um forte abraço,
Equipe Silhouette

*SCORZA, F. A. e BORGES, F. S. Carboxiterapia: uma revisão . Revista Fisioterapia Ser – Ano 3, nr 4 – out/nov/dez - 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário