Clínica Silhouette - Mais que beleza, bem-estar!

É com muita alegria que recebemos sua visita virtual!
Cada cliente é também um amigo que todos nós, da equipe Silhouette, temos o prazer de conhecer e conquistar com nosso carinho e a garantia de um serviço de qualidade ímpar.
Junte-se a nós!

domingo, 15 de abril de 2012

DÚVIDAS SOBRE EMAGRECIMENTO ?!?

   Quantas não são as pessoas que passam a vida inteira brigando com a balança, não é mesmo? E, apesar das inúmeras pesquisas e de muitas técnicas e tratamentos confiáveis, infelizmente, ainda há quem se aproveite da boa-fé e da inocência de muitos para "vender" pacotes mirabolantes com a promessa da perda de peso mágica...
   Assim sendo, diante deste tema tão polêmico, aproveitamos para  tentar elucidar algumas dúvidas  de "clientes-amigos" que podem ser também as suas. Vamos conhecer algumas perguntas frequentes?

1) É verdade que fazer exercício com fome aumenta a queima de gordura?
O que acontece, verdadeiramente, é que o nosso metabolismo diminui ainda mais em jejum (porque o corpo precisa preservar energia para suas funções vitais) e, assim, a prática de exercícios vai promover a perda de massa muscular e não a perda de gordura (o emagrecimento propriamente dito). Os bons profissionais e, especialmente, os nutricionistas sempre alertam para a necessidade de uma dieta equilibrada, onde consumimos pequenas porções a intervalos menores com a finalidade de acelerar o nosso metabolismo e, consequentemente, a queima de gordura!
Lembramos, contudo, que cada pessoa tem um ritmo e um metabolismo próprios e deve receber orientações específicas à sua dieta de acordo com suas necessidades metabólicas individuais! Mas já sabemos bem que frutas, verduras, legumes e cereais integrais são bem mais saudáveis que  os enlatados, embutidos, refrigerantes e similares, não é?

2) Fazer milhões de abdominais "queima" a gordura localizada na barriga?
É necessário esclarecer que o exercício físico localizado favorece o fortalecimento muscular e, no caso dos abdominais, promoverá o fortalecimento da musculatura abdominal, não podendo diminuir a medida de circunferência umbilical (do umbigo), por exemplo. A redução da gordura abdominal e corporal, em geral, acontece com a prática de exercícios aeróbios e de força (corrida, natação, ciclismo e até mesmo a musculação) que devem ser prescritos após uma rigorosa avaliação física e de acordo com a aptidão e saúde individuais. Vale ter em mente que para manter-se fiel à academia é necessário encontrar uma atividade que nos proporcione satisfação!

3) Mas as massagens modeladoras podem resolver a barriguinha que eu tenho?
Infelizmente, há muitas interpretações distorcidas sobre o uso e os efeitos da massagem... Primeiramente, é imprescindível salientar que a massagem não deve provocar manchas roxas no corpo do cliente! Há quem goste de sair todo dolorido e marcado de uma sessão, mas isso não significa que a massagem atingiu camadas mais profundas de gordura, ao passo que poderá provocar o rompimento de pequenos vasos capilares e até a formação de microvarizes em pessoas com predisposição!
Em contrapartida, a massagem é  muito indicada para pessoas com retenção hídrica (o famoso inchaço) e àquelas que estão fazendo tratamentos com aparelhos que produzem lipólise e, portanto, precisam facilitar a liberação de toxinas do organismo. Também apresenta excelentes resultados no aspecto da celulite a na prevenção da mesma e é extremante importante no pré e pós-cirúrgico de diversas áreas corporais, pois atua na absorção de hematomas e previne a fibrose tecidual, melhorando até mesmo a cicatrização!!!
O princípio ativo dos cremes utilizados na massagem contém, sim, agentes capazes de promover mudanças a longo prazo, mas isto será assunto de outra postagem, ok?

4) Se eu usar plásticos ou agasalhos para suar muito durante o exercício significa que perderei peso mais rapidamente?
A transpiração (suor) significa perda de líquido e não de gordura!!! Houve uma época em que os tratamentos estéticos consistiam, basicamente, na utilização do saudoso "Forno de Bier"  com a promessa de perda de gordura. Na realidade, tanto no antigo aparelho como na transpiração promovida pelo exercício físico podemos perder, momentaneamente, alguns centímetros ou até gramas em decorrência da perda de líquido corporal, mas isso é passageiro e voltará com a  ingestão de líquidos!
Antes de pensar em fazer sauna diariamente para emagrecer ou correr no horário mais quente do dia, lembre-se que a perda excessiva de líquidos corporais  pode causar desidratação e outros efeitos colaterias como taquicardia, tontura, dores de cabeça, etc.

5) A musculação pode mesmo emagrecer?
O tecido muscular consome muita energia para manter-se em "funcionamento", ou seja, contrair-se. Por isso, durante o exercício, e após a conclusão do mesmo, há um aumento do metabolismo causando gasto energético e, consequentemente, favorecendo o emagrecimento. 
Na estética, podemos usufruir deste princípio em procedimentos com a famosa "Corrente Russa", há muito utilizada pelos astronautas e cosmonautas para manter sua musculatura tonificada durante as expedições espaciais ou em tratamentos musculares pós-traumáticos... Dependendo da programação do aparelho e do tipo de fibra muscular por ele estimulada, favorecemos a queima de gordura, o fortalecimento ou a tonificação muscular.

RESUMINDO...
A prática constante de exercícios e uma alimentação balanceada são pressupostos fundamentais para uma vida mais saudável e para um  processo de emagrecimento duradouro! No campo da estética, em particular, há uma grande diversidade de técnicas que proporcionam uma perda "localizada" de gordura e novos contornos corporais, mas é imprescindível que cada cliente seja avaliado cuidadosamente e que a técnica adotada seja adequadamente aplicada, pois o aparelho sozinho não fará milagres...

Sucesso a todos!
Um forte abraço,
Equipe Silhouette!

Nenhum comentário:

Postar um comentário