Clínica Silhouette - Mais que beleza, bem-estar!

É com muita alegria que recebemos sua visita virtual!
Cada cliente é também um amigo que todos nós, da equipe Silhouette, temos o prazer de conhecer e conquistar com nosso carinho e a garantia de um serviço de qualidade ímpar.
Junte-se a nós!

terça-feira, 25 de setembro de 2012

VAMOS FALAR DE CELULITE? PARTE 1


É unânime: quase 100% das mulheres sofrerão, em alguma etapa de suas vidas, com os temidos furinhos das celulites. E apesar do aspecto de casca de laranja chamar muito mais a atenção feminina que masculina, existem mitos espalhados aos quatro cantos que tentaremos elucidar com pequenas doses de informação. Preparadas???

1.       A celulite aumenta devido à retenção hídrica?
2.       A drenagem linfática diminui a celulite?
3.       E a automassagem, tem bons resultados?
4.       A massagem modeladora espalha a gordura da celulite?
5.       É verdade que creme anticelulite resolve o problema?

Bem, queridas amigas e leitoras, são cinco questões inter-relacionadas e bem interessantes para começarmos nossa matéria, heim? Tentaremos respondê-las individualmente, mas sabemos que um assunto leva a outro...
Na medicina, o sufixo “ite” indica a presença de uma inflamação, mas a celulite não é, como o nome pode levar a crer, uma inflamação do tecido subcutâneo ou da hipoderme (camada mais profunda da pele) ok? O que acontece, morfologicamente, é que há a formação de septos fibrosos interligando tecidos mais profundos com a superfície da pele corporal, o que termina causando depressões ou “furinhos”, especialmente quando há um aumento de volume entre estes tecidos, como acontece ao ganharmos peso.
Por isso mesmo, ao retermos líquido (durante a TPM – Tensão Pré-Menstrual, desequilíbrios hormonais ou em alguma doença crônica), há uma piora na aparência da celulite, justamente porque os processos fibrosos que interligam os tecidos ficam mais evidentes. Uma dica importantíssima é diminuir o consumo de sódio (o nosso amado sal!) já que ele predispõe a retensão de líquidos. E vale também salientar que, ao temperarmos nossos alimentos com ervas, poderemos adaptar o paladar a saborear delícias com uma quantidade menor de sal.




Por sua vez, a drenagem linfática (massagem de pressão suave e movimentos lentos, realizada no sentido da circulação linfática fisiológica), ao promover a remoção de toxinas do corpo, pode aliviar o problema da celulite, amenizando o aspecto ondulado da pele ao passo que diminui o “inchaço”, ou seja, a retenção hídrica.

No caso da automassagem, o resultado sobre a celulite dependerá muito da técnica utilizada, já que espalhar o creme com força, em qualquer direção, não será suficiente. Há movimentos mais indicados, com direção e pressão orientadas para melhorar a circulação local ( ainda colocaremos um vídeo aqui para mostramos alguns destes movimentos!) e, em nossa experiência, as clientes apresentam bons resultados quando associam as manobras corretas de automassagem aos tratamentos estéticos da clínica.
Em contrapartida, é muito comum que nossas clientes confundam os efeitos da drenagem linfática com aqueles obtidos pela massagem modeladora. É impossível espalhar a gordura do corpo com as mãos, gente. O que a massagem modeladora faz é ativar a circulação nas áreas com grande depósito de gordura, reorganizando as fibras cutâneas e definindo um pouco mais as curvas corporais, o que melhora a aparência da celulite. Mas, esclareçamos mais uma vez, a massagem modeladora não deve deixar a cliente cheia de hematomas, pois isto é sinal do rompimento de vasos da circulação periférica, o que não tem nenhuma relação com a queima de gordura localizada, certo?
Por último, a escolha de um creme anticelulite deve levar em consideração a concentração dos ativos (princípios que atuam sobre a celulite em si) e a confiabilidade da marca; há diversas substâncias indicadas, mas concentrações pequenas não são eficientes.  Em geral, a indústria cosmética busca maneiras de fazer com que as substâncias consigam penetrar mais profundamente na pele. De toda forma, associado a tratamentos estéticos e à massagem, o creme anticelulite aumenta a circulação e suaviza o aspecto de casca de laranja, especialmente em casos mais leves do problema.
Como já expomos outras vezes, homens se preocupam muito pouco com o “detalhe” da celulite. O mais importante é sentir-se bem consigo mesma e buscar um corpo saudável para amar muito e sentir-se amada.
Um forte abraço,
Equipe Silhouette.

Nenhum comentário:

Postar um comentário